top of page
Foto do escritorEquipe de Conteúdo

6 Sacadas de Marketing Digital para Dentistas.



As práticas dos marketing tradicional estão cada dia mais limitadas e com o custo mais elevado. Mídias impressas como: Outdoors, panfletos e anúncios em determinados lugares podem consumir todo o seu orçamento e não trazer nenhum retorno.

As pessoas estão cada dia mais conectadas e usando os dispositivos móveis para realizar tarefas do dia a dia e também buscar por um dentista, assim como profissionais de outras áreas.

As Redes Sociais são ferramentas fantásticas e poderosas aliadas para a construção da imagem do seu consultório. A principal função deve ser facilitar o atendimento e criar uma presença online, pensando nisso, preparamos 6 dicas para te ajudar a elaborar uma estratégia de Marketing Digital para o seu consultório.


1. Qual o tamanho da audiência digital.


No Brasil hoje já somos mais de 102 Milhões de usuários ativos no facebook e mais de 50 milhões no Instagram, redes mais populares por aqui.

Assim como em qualquer área, os dentistas podem utilizar esse vasto campo da internet para fazer novos clientes, porém é preciso ter muito cuidado pois existem algumas limitações que devem ser respeitadas seguindo o Código de Ética Odontológica. É muito importante seguir as regras para que não se tenha o efeito contrário.


2. Oportunidade

Quando falamos de Marketing Digital a coisa é muito mais ampla do que parece, pelo fato de não conhecer sobre o assunto, muitas pessoas restringem apenas ao Facebook e ou Instagram, quando na verdade existem várias outra ferramentas poderosas que podem lhe ajudar.

Cada profissional pode traçar uma estratégia diferente para a retenção de novos clientes, blogs e sites podem lhe ajudar a criar um funil de vendas e montar uma base apenas com pessoas que realmente precisam do seu serviço. O fato de criar uma postagem bonita, não é certeza de fechar uma venda, mas quando você direciona esse cliente para um site ou blog e oferece uma gama maior de conteúdo e informação as chances se multiplicam.

Só envie e-mails se esse cliente solicitar ou se tiver se cadastrado para receber o seu conteúdo. Jamais compre base de contatos de empresas terceiras, isso pode ser um desastre.


3. Invista de forma precisa.

A grande vantagem de investir na internet é que você pode mensurar todo e qualquer anúncio, já em mídias impressas isso é praticamente impossível. Também podemos testar, pausar e cancelar campanhas que não estão dando resultado em apenas um clique.

Você pode criar canais diretos de relacionamento com seu paciente, construindo uma relação de confiança e tornando o contato personalizado e exclusivo.

Sabe aquele dinheiro que você ia mandar rodar panfletos? Faça um teste e reverta para um ou mais anúncios pagos.

Ex: 5000 panfletos custam em média de 300 a 500 reais para produzir (depende do material e tipo de impressão) para atingir 5000 pessoas.

Com os mesmos 300 reais, você pode atingir até 100 mil pessoas em um anúncio bem produzido no facebook, segmentado e direcionado para o público correto.


4. Entenda como funciona o cérebro do seu cliente no processo de compra.

O processo de compra online é basicamente construído por fases, o consumidor analisa cada uma delas e decide por um determinado profissional. O principal pilar para construir esse processo é informação e conteúdo de qualidade. Em um pequeno texto ou post publicado, você pode resolver um problema e conquistar a confiança deste cliente.

Podemos definir esse processo em 4 fases, que começam pelo Aprendizado e descoberta, seguem para o reconhecimento do problema, passam para consideração da solução e chegam a Decisão de compra.

Como você pode construir o seu funil de vendas.


Aprendizado e descoberta: Ofereça conteúdos gratuitos, com dicas de prevenção, higiene bucal, escovação dos dentes de forma correta para adultos e crianças, prevenção de gengivite e outras informações relevantes.

Você também pode fazer parcerias com marcas ou fabricantes e indicar produtos relacionados de forma espontânea desde que aquele produto esteja dentro do contexto.

Reconhecimento do Problema: Essas dicas podem ser ofertadas sem custos através do facebook e Instagram atraindo esses possíveis clientes para um blog com um texto mais completo e facilidades de contato, sempre incentivando a procura de um profissional.

Consideração da Solução: Após a análise de todo esse conteúdo, o cliente passa a entender de forma espontânea que precisa da ajuda de um dentista e começa a considerar você ou seu consultório pelo fato de ter entregue conhecimento e pela facilidade de contato.

Decisão da Compra: Após degustar todas essas informações a chance de um contato por parte do seu cliente é muito grande, e neste momento você deve estar presente e disponível para esclarecer demais dúvidas e mostrar o seu diferencial diante dos concorrentes.


5. Atualize o seu site e redes sociais constantemente.

Atualize o seu site e publique conteúdo no blog com frequência, essa manutenção e alimentação fará com que sua empresa apareça sempre entre as primeiras nos mecanismos de busca, devido ao algoritmo que analisa a relevância, qualidade e a forma como você entrega o seu conteúdo, seu site precisa ser responsivo para ser visto de forma fácil e objetiva tanto pelo desktop como nos dispositivos móveis, smartphones e tablets.

O seu site e redes sociais devem facilitar o contato para seu cliente, deixe isso sempre aparente, destaque os contatos comerciais e de suporte pois a dificuldade em localizar esses canais podem fazer com que esse usuário saia rapidamente da sua página e você não converta em vendas.


6. Analise a sua concorrência e não cometa erros.

Você já fez uma análise de seus reais concorrentes? Sabe o custo médio dos serviços que eles oferecem? Onde estão? Qual a forma de comunicação que eles usam?

Essas são algumas questões básicas que você deve fazer, pois além de correr o risco de estar vendendo serviços com preços defasados, você também pode estar usando slogan, cores e outras formas de comunicação que fazem o seu "cliente" lembrar do seu concorrente. Imagine um concorrente do McDonald’s usar o slogan: "Amo muito tudo isso" ou uma emissora concorrente da Globo tentar usar o slogan "A gente se liga em você". Seria uma divulgação gratuita para o concorrente, seja único sempre.

Outra dica baseada na análise, é perceber os erros que eles comentem e não seguir o mesmo caminho, essa é uma forma de suprir e resolver nichos criados por essas falhas e criar novas oportunidades dentro do seu consultório.

A internet é uma ferramenta a qual todos temos acesso, inclusive o seu cliente, se você não está online, você está se auto sabotando e impedindo que muitas pessoas vejam o seu trabalho e conheçam o seu consultório.


É muito importante deixar claro que cada Dentista tem um perfil e por isso é fundamental testar as formas de abordagem e conhecer o público.


Quer saber mais sobre estratégias de Marketing Digital para o seu consultório?

Fale direto com um de nossos consultores agora> Quero agendar

50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page