A Black Friday, promoção tradicional nos Estados Unidos, vem se consolidando e ganhando mais lojistas e consumidores a cada ano aqui no Brasil, segundo o Ebit o faturamento em 2017 foi de 2.1 bilhões e a tendência é crescer a cada ano devido a força das Redes Sociais e da confiança dos consumidores que vem crescendo, hoje já existem sites que comparam os preços e mostram qual o desconto real do produto no período da Black Friday comparado aos meses anteriores.
Outra informação que reforça o poder das redes sociais é o crescimento do faturamento pelos dispositivos móveis que foi de 30% no período do evento.
Categorias mais vendidas na Black Friday 2017:
Por volume:
Eletrodomésticos: 16%
Moda e Acessórios: 12%
Telefonia / Celulares: 12%
Perfumaria e Cosméticos/Saúde: 10%
Casa e Decoração: 9%
Por faturamento:
Eletrodomésticos: 23%
Telefonia / Celulares: 21%
Eletrônicos: 17%
Informática: 10%
Casa e Decoração: 6%
Como planejar sua Black Friday
A Black Friday além de um evento do varejo que veio pra ficar também é uma oportunidade de consolidar o nome do seu produto no mercado, botar fora todos aqueles ítens que estão parados no estoque e fazer capital de giro para renovar o seu mix.
Muitas empresas chegam a faturar 30 em 1 ou seja, todo faturamento de um mês em apenas 24 horas. Para suportar toda essa demanda é necessário um planejamento antecipado, comece gerando uma lista com os produtos mais vendido e crie uma lista específica para ofertar no período do evento.
Antes de aplicar os descontos, entre em contato com os seus fornecedores e veja uma possibilidade de bônus ou ou tabela promocional de preços no período da promoção, feito isso é hora de repassar esses descontos para os preços e fechar a sua lista de descontos.
Crie um selo para informar que aquele produto está participando da promoção e para facilitar a localização visual no seu site. Também é válido e muito eficiente, criar páginas com cores diferenciadas ou ilustradas com banners e logo da campanha.
Devo aplicar Frete Grátis?
Mais importante do que aplicar desconto de frete é o produto chegar dentro do prazo estipulado pela empresa. Isso gera credibilidade e com certeza esse cliente fica propenso a lhe fazer um elogio ou uma avaliação positiva publicamente, assim como uma crítica em caso de atraso.
Uma dica valiosa é ampliar o prazo de entrega, geralmente as empresas dependem de logística terceirizada e devido ao volume de encomendas neste período, esses operadores logísticos acabam atrasando alguns pedidos e se você está usando a Black Friday para fortalecer o seu nome, isso pode gerar um efeito contrário.
Marketing com baixo custo, Inteligente e eficiente.
Existe aquele velho ditado "Quem não é visto não é lembrado" Aí você pergunta: Como investir em marketing se os grandes players dominam o mercado?
Vamos lá! É indispensável antecipar a sua divulgação, comece com pelo menos com um mês de antecedência, informe os seus clientes que sua loja vai ofertar produtos com preços especiais e crie listas de leads, clientes que se cadastram para receber ofertas, já estão planejando comprar algo que realmente esteja com um bom desconto.
Mande conteúdo para essa lista, mostrando os benefícios dos produtos que você vai colocar em oferta e sinalizando que aquele preço só será disponibilizado no dia do evento e com estoque limitado (Gatilho mental de escassez).
Trabalhe com influenciadores digitais, essas pessoas além de multiplicar a entrega da divulgação do seu produto, usam o seu poder de influenciar e podem trazer resultados incríveis com marketing espontâneo.
Mas atenção, use pessoas que realmente tenham relação com o seu produto, analise as redes sociais desse parceiro e veja se ele pode passar a mensagem do seu produto com o lifestyle apresentado em suas postagens, uma escolha errada pode prejudicar a imagem da sua marca.
Não tenho um E-commerce devo anunciar na internet?
Muitas empresas de pequeno porte ainda não possuem lojas virtuais e deixam de anunciar na internet por esse motivo, quando na verdade necessitam de divulgação online para informar principalmente o seu endereço.
Crie o seu Google Meu Negócio e informe seu endereço e contatos, assim o consumidor pode encontrar facilmente a sua empresa.
Configure corretamente essas informações em seu facebook e instagram, e também os horários de funcionamento, fique atento e responda às perguntas enviadas por esses canais e mostre que sua empresa é ágil e comunicativa.
Uma última dica e não menos importante, é selecionar os produtos de forma estratégica, lembre-se que o Natal e o famoso saldão de final de ano se aproximam, ao replicar as mesmas ofertas da Black Friday, o seu cliente pode interpretar que não está ganhando desconto pois aquele produto já estava com preço baixo no mês anterior (lembre-se existem ferramentas para fazer essa comparação) O ideal é criar 2 planilhas com produtos diferentes, assim você diversifica as ofertas e também consegue dar vazão em um número maior de produtos em seu estoque.
Agora é só botar o seu plano em prática e se preparar para uma Black Friday incrível, mas se ainda ficou com alguma dúvida é só entrar em contato conosco. Boas vendas.
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